sábado, 21 de fevereiro de 2015

TertúliaView: Acima das Nuvens (Clouds of Sils Maria, 2014) de Olivier Assayas

Falar da sempre INSANA Juliette Binoche, é mexer com inúmeros fãs que a atriz francesa possui ao redor do mundo. Logo percebemos que é um caminho arriscado que Olivier Assayas resolveu entrar ao escrever e dirigir o filme em questão, mas tenho que admitir, ele mandou muito bem aqui. O risco sobrou mesmo para minha pessoa, que resolveu bolar um #TertúliaView sobre o filme. BORA LÁ ENTÃO!

+ Acima das Nuvens (Clouds of Sils Maria, 2014) de Olivier Assayas



Para deixa-los mas dentro dessa explosão de mentes aqui, apresento um pequeno resumo do filme. A atriz de longa data Maria Enders (Juliette Binoche) está passando por um momento difícil de sua vida, se divorciando e seu melhor amigo e mentor Wilhelm Melchior acabou de morrer. É nesse momento que ela é convidada por um jovem diretor a atuar na nova versão da peça "Maloja Snake", do falecido Melchior, que há 20 anos marcou o início de seu sucesso como atriz. Na época ela interpretou a jovem Sigrid, um jovem sedutora que tem um caso com sua chefe, Helena. Mas agora ela é convidada para atuar como Helena e a partir dai que o filme começa a ficar MUITO FODA! Enders parte para Sils Maria, nos alpes suíços, ao lado de sua assistente Valentine (Kristen Stewart), para encarar esse momento de transformações intensas em sua carreira e vida.


O filme se desdobra com questionamentos muito interessantes, crises e incertezas da personagem de Binoche, como o TEMPO! Como esse maldito pode influenciar na nossa mente e enfrentá-lo talvez seja a coisa mais difícil de nossas vidas. Deste modo que vai se desenvolvendo o filme, um debate sobre o velho e o novo, a identificação com o você hoje (adulto) e as diferenças de mentalidades existentes entre gerações distintas. Nossa protagonista se vê envolta por uma nova geração: sua assistente com o intenso desejo de se ver com liberdade, um nova atriz mesquinha (Chloë Grace Moretz) para assumir seu antigo papel, numa remontagem da antiga peça por um jovem diretor. O que restou de seu mundo? Pouca coisa, já que se mentor morreu e seus poucos amigos já não lhe interessam mais. A insegurança está muito presente na vida de Enders.


A personagem de Stewart é fantástica! Sim isso mesmo! Stewart finalmente conseguiu sair da "cara de bunda" que vinha fazendo a muito tempo em diversos filmes. Ela possui uma intensa relação com sua chefe, indo além da relação profissional e assim, a peça de "Maloja Snake" (da relação da garota jovem com sua chefe), parece acontecer diante dos nossos olhos no decorrer do filme. Chegando a um momento que não conseguimos mais discernir se as conversas entre elas são os ensaios da peça ou conversas reais entre elas. Metalinguagem inteligentíssima de Assayas, já que as carreiras de Binoche (atriz reconhecida de longa data) e de Stewart (novo sucesso de Hollywood) se confundem com suas personagens. A personagem de Stewart (Valentine) tenta mostrar a Enders que pode haver valor nessa nova geração, no caso, de filmes de sci-fi e de super heróis (ou de vampiros?), coisa que sua chefe está sempre ironizando. Assim o filme continua com a pira de refletir sobre o novo e o velho, adicionando questões cinematográficas e sobre a vida.   


A casa em que estão ensaiando, que pertencia ao falecido Melchior, encontra-se nos Alpes suíços, isto é, ACIMA DAS NUVENS (como no título nacional), tais nuvens que nunca param de se mover, assim como tempo, que aterroriza tanto nossa protagonista. Perdida ao dar vida a uma personagem que sempre considerou velha e fraca, momento que acreditou nunca chegar em sua vida, mas é o momento em que se encontra, em oposição a sua juventude cheia de sonhos ao interpretar Sigrid. É basicamente isso que o filme trata: as mudanças, mas malditas mudanças... no teatro, no cinema e mais precisamente na vida. Como no próprio roteiro do filme, que é divido em três partes, no primeiro temos uma Binoche como uma diva, com um penteado cheio de glamour, mesmo com tantos problemas em sua vida. Na segunda parte já encontramos ela com um corte de cabelo menor e com roupas mais simples, isolada do mundo "abaixo das nuvens" nos alpes suíços de Sils Maria.


Na primeira parte do filme conhecemos a vida intensa de Enders sendo requerida para entrevistas e atuações, todas recusadas por ela mesmo, na terceira parte do filme ela muda sua atitude, atendendo convites dos até então ignorados sci-fi. Contradição muito bem explorada no filme, que possui infinitas referências a mais, mas me contento com essas aqui para não estragar sua sessão de "Acima das Nuvens".



(SPOILER) Em um determinado momento do filme Maria Enders assume que seu principal temor ao interpretar a personagem Helena no teatro, ela é uma pessoa mais velha cheia de incertezas e que, a então atriz que atuou há 20 anos, morreu num acidente após essa peça. Isso que Enders tem mais medo: de morrer! Assim, mesmo que a peça deixe um final ambíguo para a personagem Helena com seu desaparecimento, nossa protagonista acredita que a morte é o único fim para ela. Mas no decorrer do filme quando em mais uma de suas caminhadas com Valentine pelos Alpes, enigmaticamente sua assistente desaparece. Parece que o sonho de Enders se realiza, o novo desaparece (Sigrid) e ela pode continuar vivendo, numa oposição a história de Melchior. Um jogada interessantíssima do filme que ainda me deixa pensativo. (/SPOILER)


Acredito que vou gostar muito de ler esse texto daqui uns 20 anos, pois ai sim estarei vivendo tais incertezas que Enders aqui vive e também estarei confrontando o meu eu de hoje, que daqui há 20 anos será passado. Aguardarei esse momento com ansiedade, afinal estarei com bastante mudanças nas malas, talvez serei uma Helena ou algo totalmente diferente, vamos esperar para ver essa INSANIDADE!


TRAILER LEGENDADO

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